terça-feira, 22 de junho de 2010

Exercitar-se para quê?


Tanto a inatividade física baixa aptidão física são prejudiciais à saúde, muito embora o aconselhamento sobre exercício físico seja frequentemente realizado pelos médicos de família, eles relatavam que o pouco tempo disponível e a falta de conhecimento específico limitavam de certo modo essa prática.
Na verdade a população já incorporou a ideia da que "movimentar-se" faz parte de nossas vidas e que a Sociedade moderna tende a ter seu direito de ir e vir, de seu tempo ativo de lazer, atribuindo o hábito natural das pessoas"exercitar-se".
Programas de incentivo á prática de atividades física precisam ser estimulados por políticas pública. O ato de exercitar-se precisa estar incorporado não somente ao cotidiano das pessoas, mas também à cultura popular.ao tratamentos médicos,ao planejamento da família e a educação infantil.Essa necessidade se dá por diferentes fatores: do fator social, quando se proporciona ao homem o direito de estar ativo fisicamente em seu grupo, ao fator econômico, quando se constata que os custos com saúde individual e coletiva caem em populações fisicamente ativas.

Para saber mais click aqui

DEFINIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA,APTIDÃO FÍSICA,SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA



Para o termo atividade física encontramos no dicionário:qualquer movimento corporal com gasto energético acima dos níveis de repouso. incluindo as atividades de trabalho. como andar,carregar;e as atividades de lazer.Carpresener al e posteriormente
shedand e Balady definem atividade física como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resultara em gasto de energia.
Aptidão Física representaria a habilidade do corpo de adaptar-se ás demandas do esforço físico que a atividade precisa para níveis moderados ou vigorosos; sem levar a completa exaustão. Definido-as como "um estado dinâmico de energia e vitalidade".que permite a cada um não apenas a realização das tarefas do cotidiano.propõe também que aptidão Física seria a capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantindo a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem.
Após definirmos atividade física,Aptidão Física,esclarecemos que a Saúde não se caracteriza apenas como um estado de ausência de doenças nos indivíduos mas como um estado geral de equilíbrio no indivíduo, nos diferentes aspectos e sistemas que caracterizam o homem: biológico,psicológico,social, emocional,mental e intelecltual;resultando em sensação de Bem-estar.
Qualidade de vida pode ser vista em termos individuais. de grupos ou grandes populações e os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em quatro categorias:1ºCondição física e habilidades funcionais;2ºCondição psicológica e sensação de bem-estar;3ºInteração Social,4ºFatores e Condições econômicas. Consideraremos a boa condição física como um desses fatores importantes para prevenção e tratamento de doenças e manutenção da Saúde, como um instrumento precioso para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

vídeos relacionados à prática de exercío físico:clique aqui


Relação entre aptidão física, saúde e qualidade de vida

Estudos epdemiológicos e documentos institucionais propõem que a prática regular de atividade física e uma maior aptidão física estão associadas a uma menor mortalidade e melhor qualidade de vida em população adulta. Não, são poucos os trabalhos científicos que destacam o sedentarismo e o estresse como responsáveis por doenças hipocinéticos e reduções na qualidade de vida. Existem cada vez mais dados demonstrando que o exercício, aptidão e atividade física estão relacionados com a prevenção, com a reabilitação de doenças e com a qualidade de vida.



Atividade _______ Aptidão Física _______ Saúde
Física


A relação que acabamos de demonstrar em cima indica que a prática de atividade física resulta em índices de aptidão física que certamente interferem na prática da atividade física.
Estudos em adultos demonstram que o risco de morte tende a diminuir progressivamente quando o nível de dose de exercício aumenta de um gasto energético de 2.1 para 14,7 MJ e de 500 para 3.500 Kcal, reduzindo em 24 por cento de mortes por causas cardiovasculares em indivíduos que gastam mais do que 8,4 MJ e 2.000 Kcal.Adultos que eram inicialmente inativos e mais tarde aumentaram seu nível de atividade física mostraram uma redução significativa do risco cardiovascular. Comparados com aqueles que se mantiveram inativos.
Os benefícios da atividade física não se restrigem apenas a prevenção primária alcançando também a secundária.
A prevenção primária começa nos primeiros anos escolares e deve continuar ao longo da vida do indivíduo. O hábito de exercitar-se deve ser mantido e estimulado pela escola e pela família.
A intensidade, duração e a frequência das atividades devem ser individuais e progressivas, serem do conhecimento do participante e considerados nos programas escolares. A escola dever preparar o adulto para ser independente no futuro.
O indivíduo saudável deve ser capaz de planejar um programa individual de exercício físico que contemple atividades planejadas para as férias e para as viagens de trabalho, momentos que contribuem a falta de continuidade e de aderência das pessoas aos programas. O indivíduo tem que ser criativo e ter capacidade de priorizar ser momento de atividade física.
Em relação à prevenção Secundária, indivíduos com doenças cardiovasculares crônicas precisam de atividades rotineiras, com supervisão apropriada e incremento progressivo.
Atividade Física e alimentação inteligente são a chave para a perda de peso, melhora da capacidade física e controle de doenças.

Problematizando a prática regular de Atividade Física na População

Podemos ser ativos fisicamente sem estarmos contudo envolvidos em programas com supervisão ou treinamento, bastando, para isso, que estejamos envolvidos em atividades diárias ou de trabalho que demandem níveis razoáveis de atividades físicas e de gasto energético.
O trabalho que não resulta em realização pessoal, justa remuneração, aumento de autoestima, não pode ser realizado com prazer e automaticamente não contribui para os níveis de saúde esperados. Condições outras, como a alimentação, devem ser incorporados na nossa alimentação.
É necessário que o planejamento público e o privado da sociedade incorporem condições tais como segurança pública, parques e jardins, centros comunitários que proporcionem diferentes atividades físicas e etc.


8 comentários:

  1. Olá Andreza, gostaria de parabenizar o seu blog, gostei da forma como você sitou a prática da educação física, gostaria de saber mais sobre os benefícios que praticar esportes faz à saúde, sem mais voltarei a visitar o seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog, muito interessante falar sobre atividade física, pois faz parte de nosso cotidiano e é muito importante para nossa saúde.
    Gostaria que você falasse um pouquinho mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  3. Esse artigo é muito interessante, pois a aptidão física que é capacidade de executar tarefas diárias com vigor e vivacidade, sem fadiga excessiva e com ampla energia para apreciar as ocupações das horas de lazer e para enfrentar emergências imprevistas, trás grandes benefícios a saúde, como: composição corporal, resistência cardiorrespiratória, força e resistência muscular localizada, flexibilidade e outros, nos ajudando a manter uma vida cada vez mais longa.

    ResponderExcluir
  4. É muito importante a educação física, pois nos estimula a exercitar e com isso nos dá maior interesse e capacidade de manter uma vida saudável e cheia de disposição, mantendo nosso corpo sempre em forma e nos estimulando para manter uma boa saúde física e mental.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, pelo inicio do seu blog achei interessante.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal falar sobre movimentos, já que a educação física aborda muitos exercícios e isso estimula o aluno a exercitar-se e ter uma vida melhor, as escolas devem investir mais na educação física, pois é uma área muito importante que trabalha todo o corpo.

    ResponderExcluir
  7. É de grande importância termos aptidão física, tanto pela estética quanto pela saúde,você soube aborda bem o assunto.

    ResponderExcluir
  8. A atividade física é importante para nossa vida, assim ela trabalha não só os músculos mais todo o nosso corpo, nos deixando dispostos e nos trazendo benefícios para nossa saúde.

    ResponderExcluir